UPA de São João del-Rei recebe visita do Secretário de Estado de Saúde

Data: 20 setembro , 2012

O secretário de Estado da Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, esteve em São João del-Rei, na última quarta-feira (19), para uma visita técnica às unidades de saúde que compõem a rede de urgência e emergência do município. O secretário pôde ver de perto o funcionamento da UPA, da Santa Casa de Misericórdia e do Hospital de Nossa Senhora das Mercês. A UPA, gerenciada pela Fundação de Apoio ao Hospital Universitário (FHU), pode se transformar na primeira de Minas Gerais a ser qualificada, passando de porte II para porte III.

Durante a visita Antônio Jorge falou sobre os investimentos que foram realizados pelo Governo do Estado, em São João del-Rei, e na macrorregião nos últimos anos.  “A visita faz parte de minha rotina de trabalho, estamos aqui não só para checar o trabalho realizado com recursos do governo estadual, mas para reafirmar a nossa grande parceria com a prefeitura, o município, e com os prestadores de serviço da região”, destacou.

O Secretário ressaltou o trabalho modelar realizado pela rede de urgência e emergência do município. “A UPA faz parte dessa rede de urgência e emergência e quando nós a construímos nossa pretensão era que ela fosse de porte III, dada à carga de assistência e o volume de atendimentos realizados, infelizmente o Ministério da Saúde entendeu por classificá-la como porte II, mas estamos lutando pela qualificação, esse é um objetivo constante, acho que as questões arquitetônicas que poderiam ser limitantes são completamente secundárias, pela necessidade de assistência. Nós do estado e também o município continuamos reivindicando junto a União que nós tenhamos aqui uma classificação de UPA III que significa ter um recurso adicional para o custei e o aumento no número de médicos para o pronto atendimento”, completou.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde de São João del-Rei, José Marcos Ferreira de Andrade, a documentação para que seja feita a qualificação da unidade já foi enviada para o Ministério da Saúde. Nos dias 17 e 18 de outubro já está agendada uma visita técnica de membros do ministério para fazer a avaliação da unidade e indicar possíveis adequações

Assistência UPA São João del-Rei

Em seu primeiro ano em funcionamento, a Unidade de Pronto Atendimento de São João del-Rei (UPA/SJDR) realizou 51.445 atendimentos clínicos e pediátricos, uma média de 4.250 atendimentos por mês. A unidade tem capacidade para receber até 300 pacientes por dia, e atende, além de São João del-Rei, paciente de mais 17 municípios da microrregião do Campos das Vertentes, entre eles: Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Dores de Campos, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Piedade do Rio Grande, Prados, Resende Costa, Ritápolis, Santa Cruz de Minas, São Tiago e Tiradentes.

Dados coletados, através de pesquisas de satisfação nos primeiros doze meses de funcionamento da UPA, revelam que 96% dos usuários aprovam o funcionamento da unidade, considerando o atendimento como “ótimo” ou “bom”.